-
Antiinflamatórios Não Hormônais
-
Analgésicos
-
Glicocorticóides
Antiinflamatórios Não Hormonais
São indicados para diminuir a dor e a inflamação causadas pela artrite reumatóide, dificilmente seu tratamento sera realizado apenas com esse tipo de remédio, pois não promovem a redução de crises da doença, nem evitam sua evolução.
Outro problema é que seu uso contínuo pode provocar problemas estomacais, como gastrite e úlcera.
Glicocorticóides
Os Glicocorticóides (cortisona, prednisona) podem ajudar a amenizar os sintomas na AR. Esses medicamentos estão relacionados com o cortisol, que é um hormônio que existe naturalmente no organismo e controla muitas funções importantes do corpo como pressão do sangue e pulsação. Não podemos viver sem o cortisol.
Se voce tomar altas doses de glicocorticóides alguns meses, os efetios colaterais irão começar a ocorrer.
Efeitos Colaterais:
- Aparecimento de hematoma.
- Osteoporose (fragilidade dos ossos)
- Catarata
- Glaucoma.
- Ganho de Peso, rosto redondo.
- Sensibilidade às infecções.
- Pressão Alta
- Problemas Psiquiátricos
Benefícios:
O objetivo do udo do corticoide é achar a menor dose efetiva, o que irá reduzir o aparecimento dos efeitos colaterais o máximo possive.
Entretanto, não se pode contar com os glicocorticóides como principal forma de tratamento para a maioria das pessoas com AR em todo curso da doença;
Se você usar corticoie regularmente, converse com o médico sobre cálcio e vitaminas, tal como outros medicamentos e hormônios.
Tomar glicocorticóides por um período prolongado pode fazer com que o corpo reduza ou perca a habilidade ede produzir glicocorticóides.
É perigoso parar repentinamente ou reduzir significadamente a dose de glicocorticóides que você esta tomando, pois o seu corpo pode não estar preparado para começar a produzir o cortisol com a rapidez suficiente.
Glicocorticóides são às vezes injetados em uma ou mais articulações.
As chamadas infiltrações
Esses tratamento podem reduzir a inflamação nas articulações que estão inchadas e doloridas, ou que estejam frequentemente tendo sintomas.
A injeção direta na articulação, através de seu efeito local, aumenta temporariamente seu funcionamento e evita a maioria dos efeitos colaterais indesejados que são vistos com comprimidos de glicocorticóides diários.
As injeções podem desencadear um efeito sistêmico temporário.
Esssas injeções podem gerar efeitos perigosos nas articulações e administradas mais do que algumas vezes ao ano.
Fonte: http://www.viverbemcomar.com.br/area%20aberta/default2.asp?pag=intro_AR#
http://www.msd-brazil.com/msdbrazil/patients/sua_saude/reumaticas/artrite/artrite1.html