A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica, severa, debilitante, com localização variada mais comum nas articulações sinoviais e tecidos periarticulares, com dores e deformidades agressivas, consideradas até o momento incurável. No Brasil temos aproximadamente 2 milhões de pessoas com artrite reumatóide, sendo o 2º maior motivo de incapacidade para o trabalho, conforme dados do INSS.
Aqui tem um pouco da minha Vida com AR e muito de mim.
"Existe vida após a AR", tudo que fazíamos antes da AR, podemos fazer agora, só que de uma forma diferente. Enquanto houver alegria em meu coração, força e vontade de viver, a Dor da AR não me levará a tristeza. Acredite, Dor Compartilhada é Dor Diminuída, compartilhe a sua dor e saiba o quanto nos faz bem falar com gente como a gente. Aqui tem um pouco da minha história e muito de mim, deixe um pouco de você através dos comentários.(todos os comentários são respondidos)
A doença chega a nossas vidas derrepente e nos apresenta limitações e dificuldades até então desconhecidas. Passamos a viver uma vida de por quês?. Ansiedades, medos, inseguranças passam a fazer parte de nossos dias. Porém a vida não termina aqui, começa uma nova vida, onde temos que rever nossos conceitos, procurando adaptar toda uma vida, costumes, rotinas diárias e enfrentamos uma sociedade que preconceituosa, ainda rotula as doenças reumáticas como “doença de velho”, o que não é verdade. As doenças reumáticas estão presentes em todas as faixas etárias e por acreditar que Dor Compartilhada é Dor Diminuída, eu criei este blog em agosto/2007.
A missão deste blog é compartilhar experiências, divulgar informações e lutar pela melhoria da “qualidade de vida do doente reumático no Brasil”.
Unidos na missão de dizer ao mundo que somos artríticos sim + que estamos vivos, temos sonhos e acreditamos que um dia a tão sonhada “estabilização da doença” irá chegar e se prepare “mundo” somos pessoas com doenças reumáticas, com necessidades especiais e somos diferentes em nossas características + somos normais, amamos, choramos, podemos ter família, trabalhar, formar carreira, tudo, podemos todas as coisas sempre “respeitando nossos limites”
Faça parte da historia do blog, compartilhe, participe através de comentários ou escreva para o e-mail:
artritereumatoide.ar@gmail.com
Facebook
Twitter
LinkedIn
Blogger
Facebook Page
YouTube
Contact me: priscilanursing
priscilanursing@hotmail.com
Artrite Reumatoide Artrite em Atividade !!
Latest tweet: @lucianaholtz corrigindo, faço minhas suas palavras.. rs |
PROCURAR
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Como tudo começou ......
domingo, 16 de dezembro de 2007
sábado, 15 de dezembro de 2007
Principais doenças Reumatológicas
O reumatismo não é uma doença, mas um grupo de doenças que em algum momento provoca dor ou incapacidade funcional nas articulações, músculos, tendões ou ossos. Pode também causar inflam

É uma doença crônica, de causa desconhecida, que provoca inflamação nas articulações (dor, rigidez, inchaço e perda da função), com tendência a ser persistente, determinando deformidades e invalidez.
Reação inflamatória que pode comprometer as articulações, o coração, o cérebro e a pele de crianças de 5 a 15 anos.
A Febr

A criança, geralmente maior de 3 anos de idade, poderá apresentar a infecção de garganta como qualquer outra criança e, geralmente, uma a duas semanas depois começa a apresentar as queixas da Febre Reumática.

É o mesmo que osteoartrose, osteoartrite ou
Doença articular degenerativa.
Artrite Idiopática Juvenil

A artrose, em conjunto, tem certa preferência pelas mulheres, mas há localizações que ocorrem mais no sexo feminino, por exemplo mãos e joelhos, outras no masculino, como a da articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia). Ela aumenta com o passar dos anos, sendo pouco comum antes dos 40 e mais freqüente após os 60. Pelos 75 anos, 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença, mas somente 30 a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias queixam-se de dor crônica.
A artrose é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como "bicos de papagaio".
A artrose pode ser dividida em sem causa conhecida (dita primária) ou com causa conhecida (dita secundária). As causas desta última forma são inúmeras, desde defeitos das articulações, como os joelhos com desvios de direção (valgo ou varo), até alterações do metabolismo.
Também denominada Artrite Reumatóide Juvenil, é uma doença inflamatória crônica que acomete as articulações e outros órgãos, como a pele, os olhos e o coração. A principal manifestação clínica é a artrite, caracterizada por dor, aumento de volume e de temperatura de uma ou mais articulações. Cabe ressaltar que em algumas crianças a dor é mínima ou até mesmo inexistente. Caracteristicamente ela inicia sempre antes dos 17 anos de idade.
é uma doença que acomete pessoas acima de 50 anos, causando rigidez e dor no pescoço, ombros e quadris. Não se sabe se é realmente uma alteração nas articulações, músculos ou nas artérias, porém a sintomatologia nestes locais é uma característica desta patologia. A rigidez pode ser tão intensa que pode incapacitar o doente, Outros sintomas são: fadiga, perda de peso, febrícula, e depressão
É processo inflamatório de algumas artérias do corpo humano, também conhecida como ARTERITE TEMPORAL, devido a alta freqüência do acometimento das artérias nas regiões temporais (laterais) do crânio. Esta inflamação leva ao estreitamento, às vezes com um completo bloqueio do vaso sangüíneo, resultando em uma privação da circulação nas áreas circunvizinhas à lesão. Quando há um envolvimento das artérias oculares, cegueira em um ou ambos olhos podem acontecer de modo súbito. AVC’s (derrames cerebrais) não são incomuns. Dores mandibulares ao mastigar ou falar, assim como dores (enxaquecas) temporais são alguns dos sintomas que normalmente ocorrem. As duas doenças parecem estar relacionadas entre si, uma vez que cerca de 10 à 15% dos pacientes com Polimialgia Reumática tem também Arterite de Células Gigantes, assim como o inverso ocorre em quase 40% dos doentes.
Doenças infecciosas como a endocardite bacteriana, onde uma bactéria se reproduz na parte interna do coração e dali é espalhada através do fluxo contínuo de sangue pela circulação de todo o corpo, com frequência causa vasculite. Da mesma forma, vasculite pode ocorrer em outras infecções graves em que os germes estão circulando no sangue (septicemia), como em casos de meningite ou gonococcemia. Infecções por outros germes como vírus, riquétsias, e fungos também podem provocar vasculite. Doenças tumorais, principalmente de linhagem hematológica como leucemias e linfomas podem se manifestar como vasculites, às vezes sendo esta a primeira manifestação da doença 2.
A EA faz parte de um grupo de doenças conhecidas como espondiloartropatias, onde estão incluídas a Síndrome de Reiter, alguns casos de Artrite Psoriásica, e a Doença Inflamatória Intestinal (Chron, Retocolite Ulcerativa, etc.).
Dor e rigidez, agravadas por movimento.
Dor principalmente noturna.
Inchação local pode acontecer.
Qualquer tendão ou bursa no corpo humano pode ser afetado, mas aqueles localizados nos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés, são os mais freqüentes. Tendinites e bursites são condições normalmente temporárias, mas podem se tornar crônicas e, ao contrário da artrite, eles não causam deformidade.
rtrite1.h
http://www.reumatologia.com.br/reumatologia/reumatologia/principaisDoencas.asp?IDPrincipalDoenca=14
www.oclick.com.br
www.sbp.com.br
www.marimar.com.br
www,scielo.br
www.procaduceo.org
Minha Vida Hoje - Nossas Vidas com Artrite....
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=235728
Eu tive acesso a todo tipo de informação referente a doença, não fornecida por medicos ou profissionais da saúde es

Afinal PACIÊNCIA não vende na farmacia, não é comercializada nem em capsulas, comprimidos ou gotas, Paciência é nosso lema.. esperamos esperamos e ate que tenhamos um diagnostico levamos tempo, não porque nossos medicos são desinteressados, mas sim porque, a doença é confusa, de dificil diagnostico, ainda mais quando o paciente como eu, tem uma doença auto-imune que não esta associada a artrite, eu tenho hipotireoidismo e isso de certa forma dificultou meu diagnostico.
Hoje estou numa fase, aparentemente mais tranquila, porém com a


É uma fase de adaptação dificil, e muitas vezes revoltante, pois somente quem tem AR, Lupus... ou outra doença reumatológica, sabe a intensidade da nossa dor, e a real dificuldade que temos em realizar movimentos simples, como abrir um pote de maionese, subir e descer escada, andar a pé, limpar casa, lavar louça "não tem copo que resista"., enfim temos que aprender a fazer as coisas conforme nossas possibilidades. Com o uso do MTX, apresento discreta melhora, mas também os efeitos colaterais são desconfortavéis.
Continuo afastada dos meus empregos, e em casa me limito a realizar apenas aquilo que consigo fazer, de uma forma que não me prejudique, se apresento uma artrite em atividade, procuro repousar a articulação e dessa forma, terminamos também nos mantendo em cativeiro em casa, graças a internet que temos a opção de interatividade e troca de experiências, fazendo dessa forma, que tudo se torne menos depressivo, pois na verdade, é triste não conseguir fazer coisas simples, mas agradeço a Deus pela familia que tenho pois encontro total apoio e compreensão quanto as minhas dificuldades.






Priscila, gostei muito das orientacões que vc deu legal, agora vc que está por dentro das leis gostaria de saber se a lei de passe livre vale para ônibus interestaduais, eu moro no MT. Obrigada um grande beijo fka com Deus...
11 de Outubro de 2007 00:21
Priscila Torres disse...
Jucinara, Olaaaa.. muito obrigado pela visita.
A lei do Passe Livre é uma lei FEDERAL válida em todo territorio nacional, é valida para ônibus INTERESTADUAL, ou seja, de um estado à outro, as empresas de ônibus, RESERVAM 02 lugares por viagem e por ônibus, para solicitar o passe livre, devemos ir ao SERVIÇO SOCIAL do local onde moramos, aqui em SP, é assim vamos ao serviço social, é pedido xerox de todos os exames, e dos nossos laudos medicos, e então o serviço social, avalia nossas condições e encaminha ao médico perito do posto de saude publica, e então é nos concedido o direito. Eu tenho minha avaliação com o serviço social marcada para hoje. Quando eu retorna postarei como que foi.
@@@@ OBS @@@@ Para aqueles que já recebem a aposentadoria por invalidez, ou recebe o auxilio doença, pode ir diretamente no INSS e no INSS eles dão uma carta que é apresentada na empresa de transporte e da o direito da isenção de pagamento da passagem, não tenho certeza em relação, à quem recebe o auxilio doença, mas para quem já esta aposentado por invalidez o INSS fornece sim, a cartinha..
11 de Outubro de 2007 08:18
oi,Priscila
Tenho 32 anos e há cinco convivo com artrite.Começou com uma dorzinha no pulso,no cotovelo...assim que nem vc!Logo veio com tudo e eu fiquei 6 meses entrevada na cama!Pensei que nunca mais andaria.Troquei de médico e esse me levantou.Fiquei anos assim,tomando cloroquina,mtx,meloxican,olha eu nem me lembro o nome de todos!Estava andando,não fazia muito esforço,mas saía normal...De uns seis meses pra cá ,tive uma crise daquelas,o médico aumentou o corticoide(engordei 20 kilos),e o meu joelho dói demais,fora as dores no resto do corpo.Fazem dois meses que tomei o mabthera,estou esperando o efeito,que dizem que demora um pouquinho.O dia a dia é complicado,difícil mesmo,mas temos que levar do melhor jeito,sem dar ouvidos as críticas que chegam,tipo,que é preguiça,nossa como tu tá gorda!,ou seja,pessoas que não fazem a menor idéia do que seja viver com artrite,das limitações e do desespero(que as vezes bate forte).Tenho uma filha linda de nove anos,um marido que é tudo pra mim,que me ama e me apóia.Precisamos muito de apoio.Um beijo pra vc,fique bem e te desejo muita saúde!
16 de Outubro de 2007 21:33
Priscila Torres disse...
Ola Silvia, obrigado pelo carinho e depoimento. O caminho é esse mesmo, temos que apoiar umas as outras, porque realmente Só sabe o que é quem tem...
17 de Outubro de 2007 07:01
Olá Priscila.Sua idéia foi maravilhosa,pois estou aprendendo muito.
Faz pouco tempo que minha filha esta me ensinando a mexer na internet.e assim vou ficando ao par das coisas.
Sabe Pri, eu tenho artrite desde 79 e faço tratamento direto antes n conseguia movimentar o mouse.Agora com o Remicade estou melhor graças a Deus.Bjss no coraçãoo.
Que Deus abençoe voce e lhe ilumine sempre.Olá Priscila!
22 de Outubro de 2007 14:41
23 de Outubro de 2007 12:37
Meu Deus, aqui encontrei o que já estava procurando, fui bombardeada de informações mais que necessarias para 'nosso' problema.Veja, mesmo com limi~taçãoes temos a obrigação de sermos CVirineus uns para os outros, ou seja ajudamos o outro a carregar sua cruz.Seu trabalho está magnifico, vc não se limitou nos ai, ai da vida e o que ela traz, vc foi além.Parabéns para vc e felizes de nós que podemos contar com recentes pesquizas, com a tecnologia e trocas de experiencias riquissímas como a sua para poderomos superar o caminho com luz no inicio do túnel
11 de Novembro de 2007 15:37
Obrigada Priscila pela oportunidade! Parabéns pelo blogger!!! Minha AR começou em janeiro de 2000 ( eu tinha 53 anos), depois de um problema emocional. Fomos para a praia e veio a primeira crise...terrível!!! Acordei paralisada sem condições de levantar da cama por causa do ombro. Fomos ao PS, tirei RX, meu braço foi imobilizado. Voltamos, fui ao médico e começou o meu calvário...crises na madrugada, de dia, no verão, no inverno...Doses de cortisona, anti-inflamatórios fortes, repouso...Trabalhava doente. Até vacinas eu tomei nos anos de 2001/2002 ( as anti-brucélicas). Este ano resolvi me aposentar pra me cuidar. Estou com terapeuta há 4 meses; sou mt ansiosa e tomo remédios pra depressão há 15 anos. Meu fator reumatóide dá negativo; meus RX de mãos e punhos mostram erosões nos dedos. Hoje tomo 12,5mg MTX/semana, 3mg prednisona( meu médico está tirando a cortisona já há algum tempo), famotidina, ácido fólico, amitriplina, prexige, tramadol, tylex... Nas crises fortes, acabo tomando Diprospan injetável, infelizmente a bendita cortisona!!! Tomo medicamentos pra depressão, ansiedade, osteoporose, tireóide, gastrite...Como vocês podem ver sou uma "farmácia ambulante"...Mas sou alegre, feliz...só fico chateada durante as crises. Na comunidade SAR encontrei amigas que estão me ensinando muito... agradeço a elas. E agora este blogger da Pri que só vem acrescentar mais informações e dar mais ânimo pra gente. Obrigada, amiga querida; você está ajudando muito, pode ter certeza! Beijos de luz e saúde a todos!
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Faça Valer Seus Direitos

http://www.afag.org.br/cartilha/index.html
Priscila
Sou advogada e não médica de qualquer forma muito obrigada pelo Carinho
http://www.afag.org.br/cartilha/index.html
Vc não quer colocar um link do seu site p/ a cartilha ?
Acho q. poderia ser útil
Um abraço
Dra Maria Cecília Mazzariol Volpe
Data:12/12/2007 16:39
Enviado por
afag.org.br
parabéns pela iniciativa !
Dr. Alessandro Loiola
alessandroloiola@yahoo.com.br