Como nossas vidas como PcD não é nada
fácil, infelizmente eu fui vitima de um ato discriminatório, humilhante e
arbritário de uma empresa de ônibus da região metropolitana de São Paulo, a
Julio Simões que tem concessão de EMTU para atuar na região 4.
No dia 26 de Abril/2011, 2 fiscais
fizeram apreensão do meu cartão especial, questionando de forma irônica a minha
condição especial e inclusive solicitando que fosse explicado porque eu teria o
direito a gratuidade, enfim, segue abaixo a denuncia que encaminhei ao
Ministério Público da Cidade de Itaquaquecetuba, e mais uma vez a Promotoria de
Itaquaquecetuba concedeu , rápida resolução do problema apresentado, ontém a Itaquá Passes me ligou e pediu gentilmente o meu comparecimento para retirar meu cartão de passageiro especial com direito a acompanhante, eu perguntei porque estavam me ligando e informaram que "receberam uma ordem judicial para devolver o cartão". E hoje
13/05/2011 fui até a Itaquá Passes retirar meu bilhete de gratuidade.
Na retirada do bilhete foi fornecido
02 documentos para assinar e um deles dizia que eu Priscila, estava ciente que
recebi uma advertência e que se fosse apurado nova IRREGULARIDADE o bilhete
seria retirado novamente e como pena, seria suspenso o direito ao uso pelo
período de 30, 60 e 90 dias conforma a inflação. É claro que eu não assinei
este documento, recusei, pois assinando isso estaria concordando que a empresa
Julio Simões de fato me atuou como uma inflatora da lei que segundo eles é um
Decreto Municipal, enfim, esqueço de dizer que levei a denuncia ao Conselho
Municipal da Pessoa com Deficiência de Itaquaquecetuba e a Sra atendente do
conselho disse que o conselho desta cidade não tinha atuação neste caso. E quem
tem? A Defensoria Pública da cidade, que atuou com rapidez em corrigir este ato
terrível de discriminação, aliás, penso que boa parte da sociedade civil
gostaria que tivéssemos um carimbo bem na testa sou PcD (pessoa com
deficiência), porque nós pessoas com doença reumática nem sempre trazemos
deficiência visível, mas com certeza
trazemos a dor, dor da artrite, a dor da discriminação e a Mobilidade Reduzida,
mobilidade essa que não é maior que o preconceito de muitos.
Mais uma vez, meu agradecimento a todo
o apoio dos colegas dos demais conselhos e ao Ministério Público de
Itaquaquecetuba que prontamente deu solução a essa arbitrariedade sem fim.
Agora segue o processo indenizatório, + infelizmente não existe dinheiro no
mundo que possa apagar as marcas que uma atitude humilhante dessa deixa em nós,
só quem sente o preconceito, sabe quanto ele custa no nosso emocional.
|
Horário de Atendimento para cartões
recolhidos pelos fiscais |
Ah, quando sentei na cadeira para assinar a devolução do bilhete, a minha mãe disse "olha isso", quando olhei vi um aviso colado no vidro dizendo assim "Horário para atendimento para cartões recolhidos pelos fiscais" O que acham disso?
Eu achei no mínimo assustador, porque se tem um aviso deste é evidente que o ato arbritário de retirada dos bilhetes pelos fiscais, devem acontecer em grande escala.
Compartilho aqui no blog, para mostrar mais uma vez como é efetiva a atuação do Ministério Público por isso esqueçam os famosos barracos e saibam onde buscar ajuda
Leiam abaixo a
descrição da retirada do meu
cartão de passageiro especial.