Artrite Reumatóide: Metrothexate "falta"

"Existe vida após a AR", tudo que fazíamos antes da AR, podemos fazer agora, só que de uma forma diferente. Enquanto houver alegria em meu coração, força e vontade de viver, a Dor da AR não me levará a tristeza. Acredite, Dor Compartilhada é Dor Diminuída, compartilhe a sua dor e saiba o quanto nos faz bem falar com gente como a gente. Aqui tem um pouco da minha história e muito de mim, deixe um pouco de você através dos comentários.(todos os comentários são respondidos)

A doença chega a nossas vidas derrepente e nos apresenta limitações e dificuldades até então desconhecidas. Passamos a viver uma vida de por quês?. Ansiedades, medos, inseguranças passam a fazer parte de nossos dias. Porém a vida não termina aqui, começa uma nova vida, onde temos que rever nossos conceitos, procurando adaptar toda uma vida, costumes, rotinas diárias e enfrentamos uma sociedade que preconceituosa, ainda rotula as doenças reumáticas como “doença de velho”, o que não é verdade. As doenças reumáticas estão presentes em todas as faixas etárias e por acreditar que Dor Compartilhada é Dor Diminuída, eu criei este blog em agosto/2007.

A missão deste blog é compartilhar experiências, divulgar informações e lutar pela melhoria da “qualidade de vida do doente reumático no Brasil”.

Unidos na missão de dizer ao mundo que somos artríticos sim + que estamos vivos, temos sonhos e acreditamos que um dia a tão sonhada “estabilização da doença” irá chegar e se prepare “mundo” somos pessoas com doenças reumáticas, com necessidades especiais e somos diferentes em nossas características + somos normais, amamos, choramos, podemos ter família, trabalhar, formar carreira, tudo, podemos todas as coisas sempre “respeitando nossos limites”

Faça parte da historia do blog, compartilhe, participe através de comentários ou escreva para o e-mail:

artritereumatoide.ar@gmail.com


Facebook Twitter LinkedIn Blogger Facebook Page YouTube

Contact me: Skype priscilanursing MSN priscilanursing@hotmail.com

Artrite Reumatoide Artrite em Atividade !!

Follow teststamp on Twitter

Twitter

Latest tweet: @lucianaholtz corrigindo, faço minhas suas palavras.. rs

Get this email app!

Faça parte da Comunidade Meu Reumatoguia http://www.meureumatoguia.com.br

http://www.reumatoguia.com.br


PROCURAR

terça-feira, 28 de junho de 2011

Metrothexate "falta"

          Um dos melhores remédios que eu já usei durante o tratamento da AR.
Produto Indisponivel
          Metrothexate (MTX) é utilizado na  AR como droga modificadora do curso da doença, pode ser usado sozinho ou combinado com outro medicamento para AR, por exemplo, MTX com Levufonamida, MTX com medicamento biológico. Apesar do grande avanço dos medicamentos biológicos, o MTX ainda faz parte do nosso tratamento e é um dos medicamentos percussores no tratamento da AR. 
      Eu utilizei MTX durante 2 anos e meio e cheguei a experimentar dias de AR tranqüila, acreditem os últimos 12 meses de MTX foi um verdadeiro encanto, a minha dor era tolerável e nesse período usei pouco analgésico, porém como nem tudo é perfeito e a AR é uma doença de fases, a minha resolveu se rebelar com o MTX e ele foi tirado da minha vida artrítica. 
          O MTX é um medicamento relativamente barato se comparado as demais medicações que usamos, uma caixa de MTX com 20 comprimidos custa aproximadamente R$ 18,00. Porém, apesar do baixo valor, o acesso ao MTX sempre apresenta períodos de dificuldades, dificuldade para encontrar MTX para comprar.
          É isso mesmo, através do blog, recebo inúmeros e-mails solicitando orientação sobre o que fazer?, onde comprar MTX?. Pedidos de pessoas desesperadas com dor, tem o dinheiro para comprar o remédio e simplesmente não encontramos o remédio para comprar.
          Em Fevereiro de 2011, o Fantástico/Globo, apresentou a falta do MTX.
          Porém passaram-se os meses e o MTX ainda falta no Brasil, falta em São Paulo (Grande SP/Interior), uma importante rede de farmácia com delivery, não tem MTX já se completa um mês, você entra para comprar o remédio e está lá “produto indisponível”, é de nosso conhecimento que a falta de MTX acontece em várias estados e municípios brasileiros.
          É possível conseguir MTX através da Assistência Farmacêutica (SUS), com abertura de prontuário, para pegar o MTX na farmácia de alto custo é preciso;

  • LME (laudo de medicamentos excepcionais)
  • Receita médica em 2 vias
  • Exames de Sangue (Hemograma, provas de função hepática e renal)
    • E renovação da LME a cada 3 meses, com a apresentação de novos exames.

Porém, mesmo nas farmácias de alto custo, esta faltando MTX.

          E agora o que fazer?

          Simples, exercer a cidadania na busca pelo acesso ao MTX, nós enquanto pessoas com AR, devemos se mobilizar e apresentar as nossas dificuldades, para juntos conseguirmos que alguém olhe por nós, alguém entenda que não é possível esperar, quando se tem dor!!!
Uma pergunta.

Como esta o acesso ao MTX na sua cidade
Podem escrever para  artritereumatoide.ar@gmail.com, ou deixar um comentário neste post, informe seu nome, a cidade onde mora, a doença e a descreva  como você faz para conseguir MTX. (envie por e-mail também, os contatos)
          Unidos seremos sempre + fortes!!

Um pouquinho de mim
          Tomei a 7º dose do medicamento biológico, os efeitos colaterais já estão bem tranqüilos. O resto tudo igual, dor, frio, dor + frio, frio + dor.
          Em Conferência Municipal de Saúde, unidos para constituir um SUS igualitário, justo e eficiente. E defendendo “Medicamentos Biológicos” educação da equipe multiprofissional, controle social e acesso.  


Beijinhos

Contribuam com as informações de acesso ao MTX.