Artrite Reumatóide: III Fórum sobre Agentes Biológicos: Foco nos Biossimilares

"Existe vida após a AR", tudo que fazíamos antes da AR, podemos fazer agora, só que de uma forma diferente. Enquanto houver alegria em meu coração, força e vontade de viver, a Dor da AR não me levará a tristeza. Acredite, Dor Compartilhada é Dor Diminuída, compartilhe a sua dor e saiba o quanto nos faz bem falar com gente como a gente. Aqui tem um pouco da minha história e muito de mim, deixe um pouco de você através dos comentários.(todos os comentários são respondidos)

A doença chega a nossas vidas derrepente e nos apresenta limitações e dificuldades até então desconhecidas. Passamos a viver uma vida de por quês?. Ansiedades, medos, inseguranças passam a fazer parte de nossos dias. Porém a vida não termina aqui, começa uma nova vida, onde temos que rever nossos conceitos, procurando adaptar toda uma vida, costumes, rotinas diárias e enfrentamos uma sociedade que preconceituosa, ainda rotula as doenças reumáticas como “doença de velho”, o que não é verdade. As doenças reumáticas estão presentes em todas as faixas etárias e por acreditar que Dor Compartilhada é Dor Diminuída, eu criei este blog em agosto/2007.

A missão deste blog é compartilhar experiências, divulgar informações e lutar pela melhoria da “qualidade de vida do doente reumático no Brasil”.

Unidos na missão de dizer ao mundo que somos artríticos sim + que estamos vivos, temos sonhos e acreditamos que um dia a tão sonhada “estabilização da doença” irá chegar e se prepare “mundo” somos pessoas com doenças reumáticas, com necessidades especiais e somos diferentes em nossas características + somos normais, amamos, choramos, podemos ter família, trabalhar, formar carreira, tudo, podemos todas as coisas sempre “respeitando nossos limites”

Faça parte da historia do blog, compartilhe, participe através de comentários ou escreva para o e-mail:

artritereumatoide.ar@gmail.com


Facebook Twitter LinkedIn Blogger Facebook Page YouTube

Contact me: Skype priscilanursing MSN priscilanursing@hotmail.com

Artrite Reumatoide Artrite em Atividade !!

Follow teststamp on Twitter

Twitter

Latest tweet: @lucianaholtz corrigindo, faço minhas suas palavras.. rs

Get this email app!

Faça parte da Comunidade Meu Reumatoguia http://www.meureumatoguia.com.br

http://www.reumatoguia.com.br


PROCURAR

domingo, 24 de julho de 2011

III Fórum sobre Agentes Biológicos: Foco nos Biossimilares


Aconteceu em São Paulo, nos dias 15 e 16 de Julho/2011 o III Fórum sobre Agentes Biológico: com Foco nos Biossimilares, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

No dia 15 foi a noite, foi realizada uma apresentação sobre os Aspectos Econômicos do Sistema de Saúde no Brasil e  o Impacto dos Agentes Biológicos no Sistema de Saúde no Brasil.

João José (representante da ANAPAR)
Dr. Geraldo Castelar (Presidente da SBR)
Priscila Torres - Fábio (GRUPAGO)

No dia 16, foram abordados diversos temas, com palestrantes de vários lugares do mundo. O evento foi um evento médico, e a minha participação foi cedida gentilmente pelo Dr. Geraldo Castelar (atual presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia), uma oportunidade de aprender e aprender com qualidade sobre os Agentes Biológicos, e Biossimilares. Como representante dos pacientes reumáticos do Brasil, estavamos eu, o Sr. João Jose (APAVI-Itajaí) como representante da ANAPAR (Associação Nacional de Grupos de Pacientes) e o Sr. Fábio (GRUPAGO - Grupo de Pacientes Artriticos de Goiás).

Por se tratar de um evento médico, a linguagem das palestras apresentadas foi cientificas, e por isso, não vou expor tópico a tópico como faço com a descrição dos eventos direcionados a paciente.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia, trouxe especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas, como saúde, economia, representantes das indústrias farmacêuticas que pruduzem biofármacos (biológicos e biológicos biossimilares), também gestores dos sistemas públicos e privados de saúde.

Uma notinha apenas para a nomenclatura, como a ANVISA ainda não tem uma definição definitiva da nomenclatura dos medicamentos similares ao medicamento biológico de referência, então oficialmente aqui no Brasil, no site da  ANVISA podemos encontrar as seguintes nomenclaturas.
·        Medicamento Biológico Novo (seria o que já temos no Brasil e que estão vencendo as patentes, abrindo mercado para a produção de medicamentos similares ao biológico novo)
·        Medicamento Biológico (que seriam os biossimilares)
Na nossa compreensão de paciente e usuários de medicamento biológicos eu acho que é fácil compreender que Medicamento Biológico é o que já temos e Medicamento Biológico, Biossimilares serão os similares dos biológicos que já temos.

É importante para nós enquanto paciente, sabermos que nossos médicos reumatologistas estão estudando, se atualizando, dedicando o seu tempo em plena sexta-feira a noite e sábado (o dia inteiro) para ter conhecimento dos novos medicamentos. Neste fórum da SBR, foi discutido todos os aspectos dos medicamento biológicos, biossimilares.
E como paciente, parabenizo a todos os médicos reumatologista presentes no evento, nos tranqüiliza saber que estão continuamente estudando e se atualizando para que possamos ter um atendimento médico reumatológico de excelência.
Fica a mensagem que.... 
 “Medicamentos Biológicos Biossimilares, não configuram uma Ameaça e 
Sim uma Oportunidade”. 
Uma oportunidade que deve acontecer com segurança e o Brasil esta  trilhando este caminho.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia disponibiliza cartilhas de informações sobre as principais doenças reumatológicas, conheça através do link: http://migre.me/5l8GE
www.reumatologia.com.br

Fabio (GRUPAGO) - Pri - João José (ANAPAR-APAVI)